terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mestranda de Geografia ganha prêmio internacional



A aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia, Iomara de Barros de Sousa, foi premiada durante a 26ª Conferência Cartográfica Internacional, o maior evento de Cartografia do mundo, realizado durante o mês de agosto, em Dresden (Alemanha). Com objetivo de divulgar pesquisas científicas em Cartografia, o prêmio Travel Award 2013 é concedido a jovens cartógrafos de países em desenvolvimento e de até 35 anos de idade. Iomara e mais três pesquisadores - Felipe Rufino Atkocius (UNESP/Rio Claro), Milad Niroumand (Irã) e Viktor Putrenko (Ucrânia) - receberam passagens aéreas e inscrição no evento para receber o prêmio.

A pesquisadora conta que encaminhou o trabalho intitulado "Mapeando Meu Rio: novas tecnologias digitais aplicadas ao ensino da cartografia como suporte à educação ambiental no ensino de Geografia", realizado em uma escola da rede pública do ensino fundamental, em São Gonçalo. A pesquisa consiste em uma proposta metodológica para a Cartografia Escolar, como material de suporte a educação ambiental no ensino de Geografia.

Para Iomara, tal reconhecimento é uma satisfação muito grande já que a pesquisa de mestrado encontra-se em desenvolvimento. "É um saldo positivo nas minhas pesquisas, inclusive após o término do mestrado, um estímulo para continuar trabalhos referentes à Cartografia Escolar e o uso de novas tecnologias digitais como instrumentos de apoio ao ensino de Geografia", destaca.

A próxima edição do evento será em 2015 no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que uma cidade brasileira será sede da Conferência Internacional, realizada desde de 1962.